Obesidade: Uma Doença Crónica com Novas Abordagens Terapêuticas
A obesidade já deixou de ser considerada uma consequência de maus hábitos alimentares e de sedentarismo. É reconhecida como uma doença crónica, progressiva e multifatorial, tendo um impacto profundo na saúde física, mental e emocional das pessoas afetadas.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, a obesidade afeta mais de 650 milhões de adultos em todo o mundo. Em Portugal, estima-se que aproximadamente 60% da população adulta tem excesso de peso, sendo que uma parte significativa apresenta obesidade.
A obesidade está associada a várias comorbilidades, como Diabetes mellitus tipo 2, Hipertensão Arterial, Dislipidémia, Apneia obstrutiva o sono, Doença Cardiovascular e vários tipos de cancro.
Tratamento: uma abordagem multifatorial
O tratamento da obesidade deve incidir em 4 pilares fundamentais, sendo eles:
Reeducação alimentar
Aumento da atividade física
Apoio psicológico ou comportamental, uma vez que a obesidade está associada a um estigma social e tem um impacto psicológico significativo
Terapêutica farmacológica, quando indicada pelo médico
Novas terapêuticas têm vindo a transformar a abordagem clínica.
A Tirzepatida, o princípio ativo do “Mounjaro”, está aprovada para o tratamento da diabetes mellitus tipo 2 e para o controlo de peso associado a obesidade ou excesso de peso associado a outras comorbilidades.
Este medicamento atua, de forma inovadora, em dois recetores hormonais (GLP-1 e GIP) Este fármaco promove a ativação destes receptores após a ingestão de alimentos que estimulam a produção de insulina pelo pâncreas, ajudando a reduzir os níveis de açúcar no sangue. Estão ainda envolvidos no mecanismo para regular o apetite e no metabolismo energético). Desta forma, o Mounjaro promove uma sensação de saciedade prolongada, uma menor ingestão calórica, um controlo glicémico eficaz e, em alguns ensaios clínicos, foi demonstrada uma redução de peso superior a 20%.
A sua administração é simples, em injeção subcutânea semanal com caneta pré-cheia, podendo ser realizada em casa, após adequada formação profissional.
Fale com o seu farmacêutico ou médico
A obesidade deve ser tratada com seriedade, respeito e profissionalismo. O recurso a medicação para controlo de peso deve ser sempre feito sob orientação médica, após avaliação individualizada. Se tem dúvidas sobre o seu peso ou sobre opções de tratamento, fale com o seu farmacêutico ou com o seu médico assistente.
Susana Silva, farmacêutica | Farmácia Parreira Verderena